4 de ago. de 2007

MEIO AMBIENTE E FARMÁCIA VIVA NA ESCOLA

PROJETO: MEIO AMBIENTE E FARMÁCIA VIVA NA ESCOLA


OBJETIVOS GERAIS

Identificar novas espécies medicinais vivas e novas espécies herborizadas que são objeto de estudo botânico e tenha efeito terapêutico, contribuindo para o aumento da prática fitoterapêutica, aliada à redução dos problemas detectados em nossos alunos e comunidade local como: infecções respiratórias leves, dores de cabeça, verminoses, colocas menstruais, infecções intestinais e problemas urinários e a conservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade, tornando-se cidadãos mais ativos, conscientes de seus reais direitos e deveres.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar um estudo sobre o reino vegetal com o interesse da ampliação e valorização do conhecimento popular e científico; Realizar levantamento de plantas que influenciam na área econômica, como sendo utilizadas na fabricação de sabão e remédios caseiros Investigar os fatores que contribuem para a formação dos hábitos alimentares; Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente; Compreender de modo integrado as nações básicas relacionadas ao meio ambiente Compreender a necessidade de direcionar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais integram, aplicando-os no dia-a-dia.


JUSTIFICATIVA

O Projeto: Meio Ambiente e a Farmácia Viva na Escola visa desenvolver as potencialidades do jovem, dando-lhes oportunidade para participar de forma ativa e para que ele faça seus próprios julgamentos. Sendo um protagonista juvenil.
Pensou-se na elaboração deste projeto a partir da observação e atendimento diário aos nossos alunos com problemas de saúde leves, que interferem na permanência e aprendizagem dos nossos alunos, bem como. Uma forma de ajudar a sua localidade no aproveitamento de plantas medicinais e de economizar material de limpeza em sua residência e na escola.
Achamos ser um projeto promissor, por se tratar de um projeto interdisciplinar e por ter nascido da necessidade de ampliar, cultivar e interagir na prática, o estudo de diversas plantas medicinais que servirão como objeto de estudo botÂnico (macro e microscópio), para a caracterização fitoquímica de acordo com o estudo dos componentes extraídos das plantas, sob a colaboração dos professores do Laboratório de Ciências.
Com ampliação de nossa horta: espaço verde, com novos canteiros com espécies de plantas medicinais , que são objeto de estudo anatômico e histoquímico, estamos trabalhando de forma que nos permita a identificação e isolamento de novas substâncias com atividades biológicas definidas, viabilizando um maior conhecimento das espécies existentes na nossa região. Dessa forma o conhecimento, a análise, a avaliação e o efetivo uso dos recursos naturais disponíveis passam a auxiliar significamente e decisivamente na manutenção da biodiversidade e na produção do desenvolvimento sustentável, científico e econômico-social.
O presente projeto vem contribuir para que nossos jovens e adolescentes percebam e entendam as conseqüências ambientais causadas pelo homem, buscando novos valores e atitudes no relacionamento com o meio em que vivemos e laços de solidariedade junto às pessoas carentes do nosso município.



METOLOGIA

Para execução do projeto será utilizada a seguinte metodologia:

Será executado pelos alunos do 3º ano do ensino médio, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e alunos protetores da vida, visando o comprometimento de toda comunidade escolar e assegurando a sua comunidade, sob a coordenação de professores da área de Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, com o apoio das áreas de Ciências humanas, linguagens e códigos e Núcleo Gestor;
Os alunos participantes do projeto serão orientados para realizar as atividades propostas em horário extra-classe ( horário diferenciado do horário regular em atividades extracurriculares e aprimoramento dos conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário