4 de ago. de 2007

Olimpíada Esportiva na Escola

OLIMPÍADA ESPORTIVA NA ESCOLA

1. Áreas de Conhecimento/Disciplinas:
Por se tratar de um projeto interdisciplinar o presente subprojeto abrangerá a área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias nas disciplinas de Educação Física e Arte e educação.

2 Caracterização do Projeto

O projeto será direcionado para todos os alunos do turno da manhã e da tarde, devido a necessidade que temos de trabalhar mais intensamente na área esportiva, integrando os alunos numa perspectiva esportiva que busque o trabalho físico e mental, melhorando assim o processo ensino-aprendizagem e o relacionamento entre eles.
É um projeto que abrange todas as modalidades esportivas, sendo trabalhadas no decorrer do ano letivo e realizada a sua culminância com uma olimpíada esportiva, envolvendo todos os alunos que queiram participar.

3 Justificativa do Projeto

O presente projeto visa desenvolver as potencialidades do aluno, dando-lhe oportunidade para participar de forma ativa e para que ele faça seus próprios julgamentos, sendo um protagonista juvenil.
Achamos ser um projeto promissor, por se tratar de um projeto já proposto nas ações do PPP – Projeto Político e Pedagógico e PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola e por ter nascido da necessidade de ampliar, cultivar e integrar, na prática, o estudo da prática esportiva, como forma de motivação e incentivo ao aluno para tratar bem o seu corpo e mente.


4. Objetivo Geral
Trabalhar com o esporte enquanto conjunto de significados e comportamentos construídos pelos diferentes contextos sociais e culturais dos quais participam e enriquecem o processo de construção do conhecimento e promovam a melhoria da aprendizagem.

5. Objetivos Específicos
Ø Realizar um estudo sobre as várias modalidades esportivas com o interesse da ampliação e valorização do conhecimento histórico dos jogos olímpicos;
Ø Estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento do espírito criativo, crítico e científico;
> Proporcionar a comunidade escolar momentos esportivos para superar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

6. Metas
> Favorecer a realização das atividades esportivas semanalmente de educação física e mensalmente atividades culturais e sociais;
> Promover um evento anual para estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento do espírito criativo, crítico e científico.

9. Metodologia e Estratégia de ação
Para a execução do projeto será utilizada a seguinte metodologia:
>Será formado um grupo de alunos que farão parte do núcleo esportivo da escola, visando trabalhar de forma voluntária na execução das atividades a serem desenvolvidas pelo presente projeto.
>Os alunos proponentes do projeto serão orientados para realizar as atividades propostas em horário extraclasse (horário diferenciado do horário regular em atividades extracurriculares e aprimoramento dos conhecimentos estudados);
> Realização de um estudo sobre as diversas modalidades esportivas para que os alunos tenham embasamento teórico sobre cada uma delas.
> Elaboração do regulamento para a realização da olimpíada;
> Preparação do espaço físico (reforma das paredes e pisos que estão danificados e fixação das traves) para a realização da olimpíada;
> Divulgação das modalidades esportivas a serem abertas as inscrições para participação na olimpíada escolar, feita pelo núcleo esportivo junto com os professores de educação física da escola;
> Realização das inscrições pelo núcleo esportivo das seguintes modalidades: futebol, futsal, vôlei, handebol, xadrez, dama, tênis de mesa, basquete e jogos populares;
> Organização do horário escolar para a realização da pré-temporada da olimpíada, com a finalidade de que todos os times tenham acesso aos treinos;
> Realização da olimpíada com a participação e envolvimento de toda comunidade escolar.


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PROJETO ÁFRICA DE TODOS NÓS

PERÍODO DE 03 A 20 DE NOVEMBRO DE 2006

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Este projeto se propõe a trabalhar a arte, a história, a geografia, a língua portuguesa, a biologia, a educação física, a literatura, a matemática, entre outras, tendo como proposta principal uma ação interdisciplinar visando à igualdade básica de pessoa humana conhecendo e valorizando o povo africano, seus descendentes e sua cultura, partindo do conceito de extensão escola-comunidade, já que o município de Jardim é possuidor de inúmeros artistas, e sua história consta com o processo de escravidão através da cultura da cana-de-açúcar dos senhores de engenho, bem como toda região do Cariri.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Partindo da Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e da preocupação e discussões coletivas, surgiu a necessidade da implementação deste projeto, visando articular a aprendizagem, a descoberta de valores e talentos artísticos. O presente projeto propõe a participação artística dos alunos em especial no dia da culminância em comemoração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra.
As atividades a serem desenvolvidas pelo presente projeto, visam a integração bem como uma preparação para uma atuação dinâmica e participativa junto à comunidade escolar e local.

OBJETIVO GERAL

Despertar o conhecimento para um desencadeamento em um processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida, rompimento com imagens negativas, valorizando assim sua história e cultura afro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Promover oportunidades para a participação dos alunos na vida sócio-cultural e política da Escola, do Município, do Estado e do País.
· Motivar os alunos a participarem de um ato de reconhecimento, valorização e conhecimento de uma cultura.
· Fortalecer os estudos interdisciplinares pelos educadores.
· Favorecer a cooperação mútua entre educadores e educandos.


METAS

Promover um evento anual no mês de novembro para estimular a auto-estima dos afro-descendentes bem como a participação de todos os alunos e em especial o desenvolvimento do espírito criativo, critico e científico.
Reduzir o índice de evasão escolar.
Estimular a participação da comunidade civil local.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO

O presente projeto que ora se apresenta será trabalhado da seguinte maneira:
Utilizar princípios interdisciplinares, dinâmicos, participativos e interativos para a realização de oficinas que envolvam habilidades artístico-culturais.
Realizar um estudo sobre a Arte nos campos da música (Banda Olodum, Bob Marley, Chico César, Reggae), dança( congadas, maracatus), pintura-escultura (Aleijadinho), comidas típicas, indumentárias, lendas (iemanjá), símbolos.
Relizar um estudo Histórico: Diáspora, Escravidão, “ História do Homem” , personalidades ( Zumbi, Luiz Gama, Martin Luther King, Malcom X, Nelson Mandela, Chica da Silva, Samora Machel, Nzinga, Clementina de Jesus, José do Patrocínio, André Rebouças, Luis Gama, Solano Trindade), Pirâmides.
Realizar um estudo sociológico: comunidades quilombolas (Conceição das Crioulas) e Grupos Africanos no Brasil (Congo, Bengerla, Cabinda, Mina, Manjolo, Rebolla)
Realizar um estudo Religioso em especial: Orixás, Exu, Obaluaê, Oxossi, Nana, Ogum, Oxum, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Sincretismo,...
Realizar um estudo Literário – Cruz e Souza
Estudo Geográfico – Milton Santos, Continente Africano e seus problemas, Apartheid
Realizar um estudo de textos relacionados ao tema como: O Canto das Três Raças de Clara Nunes, Navio Negreiro, Casa Grande e Senzala.
Realizar um estudo da língua Iorubá
Realizar um estudo Matemático – Simetria, Geometria, Cálculo (Pirâmides).
Realizar um estudo e praticar os jogos ( iitop, mbube-mbube, mamba, yote, mancala), além da tradicional capoeira.
Realizar um estudo sobe a genética, cor da pele, anemia falciforme, relacionar os grupos sanguíneos no processo da evolução, seus problemas ambientais, saúde e suas tecnologias.

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