28 de jul. de 2010

Tecnologia ou Metodogia

O vídeo como recurso pedagógico é uma ferramenta excepcional, por que desperta o interesse dos alunos, provoca discussões, serve como ponto de partida para ilustrar um conteúdo difícil de ser trabalhado, complementa conteúdos, e possibilita colocar a todos, professores e alunos em situações desafiadoras de observação, análise e reflexão, estimulando a participação e o posicionamento crítico em relação aos temas abordados. Tudo isso é possível no processo de ensino-aprendizagem, se trabalhado dentro de um contexto apropriado, de forma criativa e planejada.

Segundo PRATA, 2002, p. 77 "A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem (...)"

No entanto se a nossa prática pedagógica não for apropriada e atualizada para a utilização desses recursos como meios que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, de nada adiantará, a escola está repleta de equipamentos tecnológicos.
É o que nos mostra o vídeo Tecnologia ou Metodologia. Qualquer recurso tecnológico, do mais simples ao mais complexo, só será significativo se o professor souber como utilizar o mesmo. De que adiante a tecnologia se a metodologia continua a mesma?


Assista, reflita e faça suas considerações