Histórico


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. ROMÃO SAMPAIO
LOCALIZAÇÃO: RUA JOSÉ MARROCOS, 240 CENTRO JARDIM- CEARÁ

ASPECTOS LEGAIS DE SUA CRIAÇÃO

Criada pelo Decreto Governamental em 12 de março de 1971, embora já estivesse em funcionamento desde o dia 05 de maio de 1970, quando fora feita a transferência do arquivo documental de toda documentação, móveis , equipamento , pessoal docentes e funcionários do antigo prédio onde funcionava o grupo escolar de jardim.

A escola de Ensino fundamental e Médio Dr. Romão Sampaio, Jardim – Ce, iniciou a sua construção em 1969, concluindo em 1970. este estabelecimento de ensino começou a funcionar com 03 cadeiras. Em 1970, sob a denominação de Grupo escolar de Jardim construído pela Prefeitura Municipal em convênio com o Estado, aquele educandário ainda não havia recebido nome por decreto governamental e, considerando que neste município havia falecido um dos seus mais ilustres filhos: Dr. Romão Sampaio, considerando que foi um cidadão jardinense que prestou na qualidade de médico chefe do posto de Endemias Rurais (hoje Farmácia Básica) relevantes serviços a esta comunidade além de assistência médica prestada a esta cidade. Foi também sempre ligado à causa da educação, incentivando campanhas educacionais junto a comunidade , tendo prestado e exercido o cargo de inspetor do Ensino, com zelo e dedicação.

Foi transformada em escola de 1º grau Dr. Romão Sampaio pelo decreto governamental nº 11.493 de 17/10/75 e D. O . de 30/10/75.

Em 1981, foi iniciada a implantação progressiva das séries terminais de 1 grau com a 1ª turma de 5ª série.

De acordo com as leis, diretrizes que norteiam a Educação a E.E.F.M. Dr. Romão Sampaio ao longo da sua história recebeu outras denominações: Escola de ensino fundamental Dr. Romão Sampaio ; Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Romão Sampaio( a partir de 1999, quando da implantação do ensino médio progressivo). Durante estes anos de funcionamento gradativamente 36 anos, foram feitas várias reformas e ampliações inicialmente com apenas 08 salas de aula de, hoje conta com 13 salas , dispondo também de sala de informática, de laboratório de ciências, multimeios e biblioteca, banco do livro, depósito da merenda escolar, cantina, pátio da merenda, diretoria, secretaria, sala de professores e 18 banheiros e sala do núcleo esportivo.

Dispomos de uma quadra esportiva e uma pracinha. A sua área e de 3.944 m², apresentando portanto, um bom aspecto físico, tornando-se um espaço acolhedor e alegre.
Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa – Coordenadora de Gestão Escolar
Maria Euni de Araújo – Secretária

Administrativamente a E.E.F.M Dr. Romão Sampaio foi dirigida pelos professores:
Sônia Maria Soares Sampaio ( Diretora geral)
Cerle Sá Peixoto ( vice diretora)
Gildete Coelho Sampaio ( vice diretora)
Josefina Ramira de Oliveira Rangel ( Vice diretora)

Vale ressaltar que Sônia Maria Soares Sampaio, assumiu a direção no período de 1970 – 1993 em gestões diferentes; não permanecendo porém a mesma vice diretora.

A partir de 1993 – 2001, a escola passou a ser dirigida por Josefina Ramira de Oliveira Rangel tendo como Diretora Adjunta Alberice Rocha Novais.

Em 1995 quando aconteceram as primeiras eleições diretas para diretores, foram eleitas Josefina Ramira de Oliveira Rangel e as Professoras Francisca Ferreira dos Santos( Pedagógica); Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa ( Financeira).

Em 1998 aconteceu uma nova eleição sendo eleito o mesmo núcleo gestor (candidata única) dessa vez com uma mudança no cargo ou função exercida pela professora Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa (função Articuladora Comunitária) ficando vago o cargo de coordenador financeiro ocupado em 2000 pelo Sr. Roberto Viana.

Em dezembro de 2001 foi eleito pelo voto direto o núcleo gestor:
Francisca Ferreira dos Santos (Diretora Geral)
Francisca Neiriland Turbano (Coord. Pedagógica)
Francisco Sales Augusto ( Coord. de Gestão Escolar)
Maria Euní de Araújo (Secretária)
Antonio Nilton Ferreira Júnior (Coord. Financeiro), sendo, exercido pelo professor Francisco Edson Ferreira desde fevereiro de 2003.

Em dezembro 2004 foi eleita pelo voto direto a atual Diretora – Delidia Romão Pinto, que compôs o seu Núcleo gestor pelos seguintes membros:
Francisca Neiriland Turbano (Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa – Coordenadora de Gestão Escolar
Maria Euni de Araújo – Secretária

Em Março 2009 novamente eleita pelo voto direto – Delídia Romão Pinto, compôs seu núcleo gestor pelos seguintes membros:
Neilinha Paulo leite – Coordenadora Escolar
Ana Maria Bezerra Amaro Feitosa – Coordenadora  Escolar
Maria Euni de Araújo – Secretária

Hoje a nossa escola busca entre desafios e esperanças, promover uma educação de qualidade indo de encontro às conquistas de um novo milênio onde a cidadania, a solidariedade, o diálogo, o respeito humano seja o marco de uma cultura promotora da vida da democracia, na busca do exercício da cultura do novo.